
rússia todo mês
2024
A comunidade de leitores e leitoras Rússia Todo Mês chega ao seu terceiro ano! Mantendo-se multiplataforma, a comunidade oferece a seus membros material exclusivo em vídeo gravado, newsletter, podcast e encontro de debate ao vivo com uma aula que ajuda a aprofundar os sentidos da leitura. Sempre em busca de leituras que nos tragam visões múltiplas sobre a Rússia, sua literatura, seus costumes a histórias, nosso maior objetivo é mesmo ter momento de prazer com a leitura, em comunidade. E a partir daí pensar não só sobre aquele país distante, mas sobre a nossa vida, aqui e agora. Vamos nessa?
leituras - primeiro semestre
2025
-
março
clássico romance de ideias do século 19 e, a meu ver, o mais gostoso de ler. disponível em duas boas traduções no Brasil: Rubens Figueiredo (Companhia das Letras) e Lucas Simone (Antofágica).
-
abril
talvez o maior clássico russo que, agora, chega nessa ótima tradução do Rubens Figueiredo. drama, duelos, emoção e muito amorzinho nos aguardam nessa obra-prima do maior escritor russo de todos os tempos.
-
maio
não pode faltar uma autora e, desta vez, é Elena Gan. Tribunal da sociedade compõe uma combinação original de estilos (romântico, gótico, satírico-irônico) e de gêneros (autoficção, carta, novela), para criticar duramente as violências impostas sobre a mulher no ambiente da sociedade aristocrática e conservadora de sua época.
-
junho
a revolução russa é o evento mais importante do século XX? Bem, sem dúvida um dos mais e neste livro vamos entender melhor como ela aconteceu e, em especial, por que na Rússia.
-
julho
acabando o semestre com minhas novelas soviéticas preferidas! só não ama Mikhail Bulgákov quem ainda não leu.
Mas o que é o Rússia Todo Mês?
a literatura russa é minha companhia há mais de uma década. e nesses anos de estudo e dedicação, encontrei nos clássicos alento e diversão. mas não pude deixar de notar que muito fica para trás quando estamos nessa seara: as mulheres autoras, a literatura contemporânea, a não ficção e o olhar do russo emigrado. e há tempos tento unir autores já conhecidos a outras expressões literárias de língua russa (inclusive ucranianos, belarussos…).
com isso em mente, criei o projeto rússia todo mês, uma espécie de clube do livro e curso livre de literatura que busca trazer pluralidade quando o assunto é a literatura de expressão russa, e também estimular e aprofundar a leitura de obras literárias de forma geral, criando pontes entre nosso cotidiano e a experiência literária.
rússia todo mês é uma comunidade aberta a quem tem interesse em conhecer esse universo de forma diversa através de uma curadoria especializada. todo mês um livro será indicado para leitura. a respeito dessa leitura serão disponibilizados materiais digitais diversos e, ao final do mês, uma aula acontecerá ao vivo em que dividiremos nossas impressões de leitura. e está em seu segundo ciclo.
o segundo ano da comunidade reforça espaço especial que ele ocupa na estante e, espero, no coração de muitos leitores que me permitiram a responsabilidade e o prazer de fazer a curadoria de suas leituras. num mundo tão cheio de possibilidades e lançamentos, andar por aí de mãos dadas, em comunidade, tem sido uma experiência de desbravamento e conquistas literárias para nós!
todos os meses, além da leitura e do encontro sobre aula ao fim do mês, o clube disponibilizará um podcast exclusivo e produzido especialmente para a leitura do mês, uma newsletter com conteúdo e curadoria especial para aquele tema e uma aula de introdução ao livro que será gravada. Todo o conteúdo ficará disponível durante todo primeiro ciclo.
Quais as vantagens de ser membro do Rússia Todo Mês?
- um vídeo de aquecimento sobre o tema e introduzindo a leitura (1ª semana do mês)
- uma newsletter com sugestões de leituras, filmes, vídeos e também alguns pitacos sobre as primeiras páginas (2ª semana do mês)
- um podcast aprofundando o tema e trazendo reflexões, convidados, e comentários sobre o tema (3ª semana do mês)
- um encontro ao vivo via zoom (que ficará gravado) segundo calendário abaixo, quase sempre aos sábados 11h30.
calendário dos encontros ao vivo (sujeito à alterações)
pais e filhos - 05 de abril
evguiêni oniéguin - 03 de maio
tribunal da sociedade - 31 de maio
a revolução russa - 28 de junho
um coração de cachorro e outras novelas - 26 de julho
valor: R$ 80/mês
março a julho
total de R$ 400 + taxas do Sympla em até 12x no cartão de crédito
para dúvidas ou outras formas de pagamento, fale comigo
Raquel Toledo
Mestre em Literatura e Cultura russa pela Universidade de São Paulo (USP), é professora de literatura, editora, crítica literária, pesquisadora e tradutora. Colaboradora do jornal Folha de S.Paulo, entre outros veículos. Ministra cursos livres sobre literatura russa e produz conteúdo nas redes sociais sobre esse assunto, além de docência e formação de leitores literários.
o que lemos por aqui
no primeiro semestre de 2024
-
março
o RTM começa o ano um mês mais tarde, mas em grande estilo: Tolstói e suas novelas cheias de reviravoltas. Nessa nova tradução, poderemos explorar o estilo narrativo de Tolstói através de suas ficções ao mesmo tempo tão inventivas e tão possíveis, reais. Ele sempre coloca um espelho diante da gente, né?
-
abril
nem preciso dizer que este é o livro mais importante do ciclo para mim. trazer autoras russas é um trabalho que faço há anos e que me traz muita alegria. desse trabalho, pude organizar essa coletânea dedicada à Téffi, grande autora russa que emigrou na ocasião da revolução russa, mas que sempre olhou com humor para o passado e para o futuro.
-
maio
já é tradição do Rússia Todo Mês ler livros que não são de autores russos, mas que dialogam com o universo da cultura russa. o diálogo entre Coetzee e Dostoiévski é bastante óbvio nesse romance quase biografia que o Nobel de literatura faz do russo mais enigmático de todos os tempos. deixar o olhar de Coetzee guiar nossa visão sobre Dostô é o objetivo aqui.
-
junho
mais um livro de contos, de mais uma autora, mas num universo literários completamente diferente do de Téffi. Terror, mistério, fantasia e, claro, uma Rússia soviética completamente descolada do resto mundo tornando tudo que é absurdo completamente possível. esse é o tom que Liudmila Petruchévskaia
-
julho
neste ciclo, o RTM vai até julho! e para encerrar o ciclo, a ideia é mudar o gênero. vamos ler peças teatrais, mas não peças quaisquer. vamos ler as melhores peças que a literatura russa (ou do mundo? estou exagerando? não sei!) já produziram. tchékhov na maturidade de sua produção em diálogo com as grandes questões da virada do século.
o que lemos por aqui em 2023
-
fevereiro
a primeira leitura do ciclo é um livro contemporâneo escrito através da visão de um filho de imigrantes russos que há anos está no ocidente. além de debater a visão que o mundo ocidental tem sobre o leste europeu e o papel da comunidade imigrada desde o início do século XX, a leitura nos convida a uma viagem a nossas raízes e a importância de não abandoná-las. Todavia
-
março
o segundo mês nos convida a olhar duas faces da mesma moeda. neste volume, da editora Carambaia, estão duas novelas de Sofia Tolstaia nas quais ela debate literariamente com seu esposo, Liev Tolstói. Também a novela “Sonata a Kreutzer” de Tolstói está no volume e servirá como ponto de partida para a nossa discussão sobre o papel da mulher (na literatura e na sociedade)
-
abril
Púchkin é conhecido como o fundador da literatura russa, mas ainda é pouco lido fora do mundo eslavo. com tradução primorosa de Boris Schnaiderman (34), este é seu único romance em prosa, escrito à luz da revolta camponesa contra o czarismo liderada por Pugatchóv, so século XVIII. Aqui estamis diante de um romance histórico de tirar o fôlego!
-
maio
talvez o livro mais incomum deste ciclo, o romance do francês Giuliano da Empoli é uma mistura de ficção e investigação ao se aprofundar na vida de Vadim Baranov, ex produtor de realities russo e recém demitido na função de conselheiro político de Putin. política, guerra, poder. como tdo isso funciona na rússia hoje e o debate geopolítico de lá — e de cá — é o que nos espera. Vestígio.
-
junho
Sorókin é um dos grandes nomes da literatura russa e este romance nos demonstra isso. ao ambientar em 24h a narrativa, e também num futuro não muito distante, o autor cumpre o destino da literatura russa: antecipar o destino do país. essa leitura alucinante nos guiará para o estudo dos caminhos contemporâneos (na Rússia, mas não apenas), além de dialogar com todo o ciclo ao pensar no papel do passado e do presente. 34